Dente, Medo e Futuro.

Hoje fui surpreendida com meu irmão de quatro anos, chorando porque foi avisado que terá uma consulta ao dentista daqui a um tempo. Quando ele perguntou o porquê de ir à consulta recebeu como resposta que é importante cuidar dos dentes e que quem não cuida acaba tendo cáries.

Entrando no papo de dente, ele chorou quando descobriu que os dentes de leite caem, chorou quando soube que cárie faz com que as pessoas tenham dor e chorou quando ficou sabendo que dente cresce. Uma criança chorando por coisas que nem tem noção direito de como acontecem, como doem e como vão acontecer.

As lágrimas nos olhinhos dele me fizeram refletir novamente sobre a importância e sobre o peso que depositamos no nosso futuro. Ele mesmo pequeno, já pensa no futuro, já tem medo do que vai acontecer, já sofre até certo ponto por uma coisa que ainda não começou e já cria expectativas.

Muitas vezes me vejo pensando no que vai acontecer, querendo resolver minha vida agora, esqueço que tem coisas que não dependem exclusivamente de mim. Um Ser só existe obviamente se estiver vivo, mas a vida deste Ser depende de muitas outras coisas para assim poder ser chamada: Vida.

Depende do ambiente em que vivemos, depende da nossa rotina e qualidade de vida, depende do nosso querer, dependo da nossa forma de pensar e assim agir, depende das pessoas com quem convivemos e de suas energias, depende do nosso merecimento e aceitamento diante dos fatos que acontecem, depende da nossa força de vontade e depende do maldito ou bendito peso que damos as nossas ações, atitudes, pensamentos e sentimentos.

Após explicarmos para o pequeno, que não necessariamente ele terá uma cárie e que o cuidado dele vai fazer com que ele não sofra, seus olhos se acalmaram e ele concluiu a conversa falando que quer ser dentista de criança quando crescer, para ajudar e que quando ele não souber o que fazer, o dentista professor vai ajudar ele.

Quando temos medo acabamos nos fechando, não vendo as coisas boas que podem vir a acontecer, acabamos fazendo um escudo e não percebendo de que o medo muitas vezes pode ser falta de confiança em nos mesmos.

Se aceitarmos o fato da mudança, o pensamento toma outra direção, no lugar do medo vem a vontade de superar o obstáculo e assim a força aparece para seguir em frente. Lembrar que o medo é o pior conselheiro, é a melhor forma de fugir do mesmo e ir atrás da verdade. Corra dele!

2 comentários Adicione o seu

  1. Admiradora disse:

    que bonita experiencia com seu irmão, registros e lembranças tecidos na teia da vida.

    Curtir

    1. Meus filhos meu orgulho! Adorei o que você escreveu e o que ele te inspirou.. Meu Amor Ângelo e minha Amora Aline.

      Curtir

Deixe um comentário