Receber, Dar e Compartilhar.

“Volte e meia” me encontro com pessoas sem capacidade de receber críticas. Está é uma das barreiras que as próprias pessoas acabam colocando, para assim não evoluírem. Ao formar está crosta ao seu redor, as pessoas acabam afastando as outras pessoas da sua volta, impedindo assim de serem ajudadas, de melhorarem e de crescerem.

Dar conselhos e “pitecos” todos querem, arrumar alguém que queira ajudar é difícil, agora alguém para criticar sempre tem. Críticas são boas, importantes e se bem colocas e aceitas, são valiosas, porém tem que ter o momento certo para elas ocorrerem.

Analisando, acabei separando mentalmente três tipos de criticas negativas: as destrutivas, as desnecessárias e as expostas. Outro dia falo sobre receber críticas com mais profundidade, hoje vou falar sobre pessoas que fazem as críticas de forma não tão legal. As destrutivas são as de caráter maldoso, é aquele tipo de crítica que um certo alguém solta apenas para desvalorizar e reclamar de outro certo alguém, não são do tipo para auxiliar, mas sim para afundar mais a situação, muitas vezes acabam sendo feitas diretamente para a outra pessoa.

As críticas desnecessárias são compostas pelas reclamações sem fundamentos, que não acrescentam e normalmente são feitas para atingir os outros de forma mais pessoal. O bullying é um exemplo.  E tem as críticas expostas, que acaba sendo um mix destas outras duas, são para “ferir sem fundamento”, expõem a pessoa criticada para um público, julgando-a sem direito de resposta perante uma plateia.

Já ouvi dizer que conselho bom é conselho pedido, para críticas isto não funciona deste jeito, afinal, é mais complicado alguém pedir uma crítica, porém crítica boa é aquela que é feita diretamente para a pessoa, com palavras sábias, com o intuito de ajudarem e serem úteis. Compartilhar o que deve ser melhorado, ideias, pensamentos, opiniões, entre outros, é sempre bom e é melhor ainda quando se tem verdade e confiança.

Criticar no fundo, é uma tarefa difícil que todos praticam diariamente, saber se expressar sobre o que está a sua volta, sem olhar de julgamento e de preconceito não é tarefa fácil, é o que facilita este processo é a paz interior, o querer fazer o bem é o melhor conselho quando se trata de criticas, conselhos e compartilhamentos, desejar fazer pelo bem do próximo e para o próximo pode ser uma delicia se cada um se permitir sentir isso, então abra seu coração e o limpe, não se julgue tanto e queira fazer a pratica do bem, assim todos ficam melhor. Críticas?

Deixe um comentário