Imagem: O Pendurado – Arcano XII do Tarot de Rider-Waite-Smith
A principal medida para zelar por nossa saúde no atual contexto, a quarentena, esconde um simbolismo. O número 40, na numerologia cabalística, se relaciona com a letra hebraica MEM. Esta, por sua vez, se relaciona com o arcano do tarot chamado O Pendurado. Chama minha atenção que a energia representada por esse arcano guarde tantas correspondências com o momento atual.
A imagem do arcano revela um de seus sentidos principais: suspensão. É o momento de refrear nossas atitudes, suspendendo o ímpeto das atividades rotineiras, dos comportamentos automáticos e das reações impensadas. Suspendemos nossos pontos de vista convencionais, para ver o mundo de outra perspectiva. Exatamente isso faz a figura na carta: vê o mundo por outro ângulo – e, com isso, percebe o que antes não percebia, compreende mais do que compreendia antes. Daí, emerge uma nova clareza em sua consciência (observe o halo de luz ao redor de sua cabeça). Suspende-se todo o conhecido até então, para que haja lugar para o novo. Içado pela corda, suspende-se o material para dar espaço ao espiritual. Suspende-se a ação em nome da contemplação.
“Com+templo+ação”. O Pendurado nos coloca à reflexão – seja por nossa vontade, seja por força das circunstâncias – para que adentremos o templo interior façamos o “sacro-ofício”, a Obra Santa: sacrificar o eu, limitado e ignorante, no altar do Eu. O estado meditativo que O Pendurado convoca tem como meta a expansão da consciência, abrir mão do que é terreno para (re)descobrir o Sagrado dentro de Si. No vislumbre da Centelha Divina, reencontramos nosso Elo com o Infinito, nossa comunhão com o Universo.
Sendo cada um e cada uma de nós mais um elo com o Todo, percebemos que formamos todos e todas uma única Corrente Cósmica. Todos ligados, todas ligadas… Mais que uma corrente, somos uma Teia Cósmica, cada ponto nela transmitindo sua vibração a todos os outros.
Pense nas redes sociais – tanto as virtuais quanto as reais.
Com quantos contatos você está conectada/conectado?
Que qualidade de vibração você tem compartilhado?
De qual “corrente” você está participando? Quais pensamentos e sentimentos ela tem gerado? São positivos?
O que você está passando adiante está à altura do Divino que vive em ti?
Quando O Pendurado lembra que “eu sou porque nós somos”, quem você é: um eu ou um Eu?
E mais importante: Quem você quer ser?
