Linda e maravilhosa!

Recentemente, participei de uma aula online que uma amiga estava dando, e quando concluiu, fui mandar uma mensagem para ela escrita: “Linda! Maravilhosa!”.

Automaticamente me lembrei de quando eu era pequena e tinha alguma apresentação na escola. Como grande parte das crianças, eu tinha aquela sensação de borboletas no estômago e aquela vergonhinha básica. Mas o que eu tinha vergonha mesmo, era quando acabava a apresentação e eu escutava em alto e bom tom: Lindaaaa! Maravilhosaaaa da mãe!

Era batata! Se a Dona Jaquelinda estava na plateia, a frase “aterrorizante” seria ouvida!

É lógico que eu adorava ter minha mãe me assistindo e claro que eu não achava ruim as palavras “linda e maravilhosa” direcionadas para mim. O que eu tinha vergonha era que as outras pessoas ouvissem que eu era linda e maravilhosa!

Mesmo com uma infância e adolescência onde meu pais sempre me valorizaram e me incentivaram a conquistar meus sonhos, eu ainda precisei lutar (e ainda luto) contra algumas inseguranças, para perceber que sim: Eu sou linda e maravilhosa. Todos nos somos!

Se valorizar é fundamental! Se sentir competente e capaz, faz parte de um processo de auto amor! Entender que temos pontos a melhorar é igualmente importante, mas é necessário reservarmos momentos para contemplar o que já conquistamos, o que já sabemos e o que já construímos.

Esse pequeno grande ato de nos valorizarmos, nos ajuda dando ainda mais impulso para então conseguirmos alcançar o que ainda almejamos. Mas o mais importante, nos valorizarmos dá um sentido para o aqui e o agora! Entender que somos capazes, no aqui e agora, nos dá um sentido diário, uma alegria de viver!

Se sentir linda e maravilhosa, é necessário! Claro que não são todos os dias que me sinto totalmente assim, pleníssima. Mas me lembrar disso, é importante, principalmente quando não estou naturalmente me sentindo assim. Ter esse carinho consigo mesma, ajuda a mudar o dia.    

Muitas vezes somos lembrados de sermos “humildes”, mas humildade não tem nada a ver com desvalorização do que somos e do que construímos. Aceitar elogios e se auto elogiar é sim uma coisa boa.

Desejo que o aqui e o agora seja repleto de amor próprio e confiança, para vocês e para mim. Que essa missão de se auto valorizar fique cada vez mais fácil e leve para nós, natural! Mas que quando necessário, tenhamos sim uma amiga no nosso lado que nos lembre em alto e bom tom: Você é linda e maravilhosa!

Foto: Melissa Teixeira – que é linda e maravilhosa!

Deixe um comentário