Queridos, me desculpem. Só recentemente que entendi o que eu fiz.
Finalmente comprei uma passagem para visitar vocês e agora terei que cancelar.
Então, percebi com mais clareza o que eu fiz: Eu me mudei, me mudei para longe!
A questão toda agora é que eu até posso ir visitar vocês, mas se eu for, não consigo voltar. Nesse momento, pela minha condição de visto, se eu sair do país dos cangurus, não sei quando conseguirei voltar. As fronteiras estão fechadas para quem não é cidadão. E eu quero voltar!
Quando decidi viajar para o outro lado do globo, nem eu, nem vocês, sabíamos por quanto tempo seria, mas sabíamos que seria algo bom para mim. Vocês me apoiaram, me incentivaram e me abraçaram. Sabíamos que teríamos saudades, que lágrimas iriam rolar e que não estaríamos presentes fisicamente uns com os outros, em vários momentos.
Se passaram 6 meses e com isso o meu primeiro natal longe da família. Durante este tempo, eu soube que meu irmão de 4 anos estava bravo comigo porque eu tinha “ido embora”, descobri que um novo irmão estava a caminho… Perdas na família, amigos casando, sobrinhos nascendo… E eu … Eu escolhi ficar!
Mas até eu me mudar, sim me mudar, trocar meu pensamento sobre “isso tudo ser uma viagem”, para “isso aqui é a minha vida”, eu não tinha pensado no que eu estava pedindo para vocês. No que vocês estavam abrindo mão…
Escolhi renovar meu visto para mais 3 anos. E vocês, ah vocês… Vocês me apoiaram! Vibraram essa escolha comigo. Meu plano agora é continuar aqui, lutar pela minha cidadania, formar família… E vocês sabem disso! Apoiam isso! Mas vocês não escolheram isso e por isso, eu peço desculpas.
Pensar em visitar vocês e não poder voltar para minha nova vida, foi sufocante. Só então percebi que mesmo vocês me apoiando, querendo meu bem… Vocês também abriram mão de um tanto de coisas…
Eu não pedi ou avisei com antecedência que eu não estaria presente no aniversário de 50 anos. Não avisei que eu iria conhecer meu irmão por tanto tempo, apenas pelo celular, que estaria em tantos natais ausente, que faltaria as tradicionais colheitas de macela, os cineminhas, os cafés juntas… Eu sei, eu sei… Vocês me amam, eu não preciso “pesar” isso tudo. Mas eu penso sobre isso tudo, porque eu escolhi! Foi minha decisão vir e ficar!
Essa carta não é de sofrimento, mas de gratidão. Por que existe amor maior no mundo do que o amor dos pais pelos filhos? Vocês são as melhores pessoas que eu conheço e eu quero ser grata pela generosidade de vocês, de abrirem mão de alguns dos nossos momentos, para que eu pudesse ter os meus momentos.
Grata pela compreensão dos senhores, em entender que eu darei parabéns pelo telefone mesmo, mas que neste momento eu estarei com meu coração todo abraçando vocês. Grata pela atenção de vocês, que continuam regando minha relação com meus irmãos que ainda são tão pequenos. Seja com fotos, vídeos ou telefonemas, eles sabem que eu existo e que eu os amo. Eles sabem histórias da minha infância, nossas piadas, as comidas que fazíamos juntas e juntos… Eu estou longe, mas estou com eles. Nossa, que especial que é isso para mim!
Grata pelo confiança que vocês depositam em mim, por confiarem que eu estou fazendo o meu melhor, seguindo o que vocês sempre me ensinaram. Grata por acreditarem nos meus sonhos!
E grata do fundo do meu coração e da minha alma, pelo respeito e amor que vocês têm pelas minhas escolhas. Pela minha pessoa!
Toda a minha gratidão a vocês quatro, que me ensinam diariamente que o amor e a amizade são transformadores. Cada um de vocês tem um espaço único e especial no meu coração!
Para Jaqueline, Ricardo, Haroldo e Angelita.
De sua filha que escolheu morar longe, mas que está sempre por perto!
Imagem: Melissa Teixeira

Amada filha! Hoje dando uma passadinha aqui neste lindo blog, aproveitei para reler esta linda Carta aberta e claro…inspirar um cadinho mais docê e trabalhar com a saudade…Sim te apoiamos e respeitamos sua decisão! Um dia você entenderá melhor o que vou lhe falar, a maior felicidade dos Pais e a felicidade dos Filhos!! Seja Plena e Feliz eternamente! Certeza que com este sentimento, e reconhecimento de gratidão a sua origem, Você pode e irá muito mais longe, não em distancia necessariamente rsrs mas em profundidade e comunhão com você mesma e com a vida!! Estamos e estaremos Todos sempre conectados! Afinal … a Humanidade é uma Só né!? Te amo!!! Há…e se depender de mim, de nós, logo queremos estar mais próximos.
CurtirCurtir